settingsCultura

Pratos Típicos

Os Pratos típicos da Oktoberfest são oferecidos nos restaurantes, na Vila Típica, nas Praças de Alimentação e no Café Colonial. O tradicional cuca e linguiça pode ser saboreado em diversos locais do Parque da Oktoberfest, acompanhado pela cerveja oficial da festa. 


 

 



Cuca

As cucas estão inseridas nas comunidades de origem alemã. Em Santa Cruz do Sul, os moradores possuem uma história com a iguaria, vivida por muitas famílias até os dias de hoje. Diversos sabores compõem a delícia gastronômica que tornou a cidade conhecida em todo o Rio Grande do Sul. 
 

A denominação cuca para a iguaria vem do termo alemão “Kuchen” e a mais popular de todas é a cuca de açúcar (Streuselkuchen). Depois dela nasceram uma variedade de texturas e sabores de cucas com cobertura de frutas e uma borda de farofa de açúcar, o Streusel. A massa fina é feita com fermento biológico e a cobertura muito espessa.
 

Mesmo com a falta de registros precisos, a história da origem da cuca é remetida em antigos livros de receitas que alimentam a sua origem na Silésia, o que é referendado pelos especialistas. No século 18, a iguaria já estava presente na cozinha silesiana, onde há uma lenda que narra a sua origem. 

Informações: Professora e pesquisadora Lissi Bender Azambuja. 


Cultura: