Peças foram idealizadas e confeccionadas pelo Atelier dos Vestidos, de Santa Cruz do Sul

A Oktoberfest Santa Cruz busca manter as tradições alemãs com o propósito de preservar a herança cultural deixada pelos antepassados. Neste sentido, todas as atividades e detalhes da festa são inspirados na temática do evento, que este ano é História, Cultura e Tradição. Na noite da última terça-feira, 17, as soberanas da 35ª Oktoberfest – Rainha Ana Paula Bohnen, e as Princesas Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger – apresentaram o traje oficial, confeccionado pelo Atelier dos Vestidos, durante jantar realizado no Restaurante Gruta dos Índios, tradicional ponto turístico do município. “O traje foi idealizado com muito amor e carinho para as atuais soberanas. Pensado em cada detalhe, ele carrega o tema Os 35 anos de preservação da cultura alemã”, ressaltou a proprietária do atelier, Caline Machado.
De acordo com Caline, os trajes são apresentados em comemoração ao trigésimo quinto aniversário da Oktoberfest e à história que os antepassados construíram no município. “Quando pensamos em Festa da Alegria, logo estamos diante de muita música, gastronomia típica, cultura e tradição”, destacou. A empresária explicou que as vestimentas foram inspiradas na herança cultural, que também é vivida com muita intensidade nos dias atuais. “O marco deste ano é o famoso avental, pois ele é a representação da força e do trabalho do povo santa-cruzense. E não poderia faltar a folha de cevada bordada em dourado, que representa o sustento de uma terra produtiva”, detalhou.

O avental, que é o grande diferencial da vestimenta deste ano, é todo rendado e bordado com pérolas, missangas, paetês, cristais e vidrilhos. Os vestidos ainda levam o tecido zibeline, nas cores marsala e dourado, e o tecido musseline pérola nas mangas, babados e barras. Além disso, foram utilizadas rendas francesa e guipir, bem como strass dourado. Conforme Caline, todos os detalhes e os materiais de qualidade foram escolhidos para engrandecer os trajes, com todo o requinte e sofisticação que a corte merece. “É um conjunto de um traje típico alemão semelhante aos de nossos antepassados, mas com todo glamour e alegria que o trio de soberanas representa”, frisou.
Caline ainda ressalta a presença de flores nos vestidos, que representam a feminilidade, bem como coroas, que são a realização do sonho das porta-vozes do evento. A equipe responsável pela confecção dos trajes contou com oito profissionais. “Nos sentimos honrados em fazer parte deste momento tão importante. E que venha a 35ª Oktoberfest”, enfatizou. A maior festa alemã do Rio Grande do Sul acontece de 9 a 20 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.