Cerimônia de abertura enaltece as tradições e o futuro da Oktoberfest

A maior festa alemã do Rio Grande do Sul abriu oficialmente ao público no final da tarde da última quinta-feira, 5, com uma cerimônia aberta ao público, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, com a presença de autoridades, patrocinadores, diretoria e representantes de entidades associadas à Assemp, Coordenação Executiva e imprensa. A 38ª edição da Oktoberfest, que ocorre de 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro, é realizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e pelo Município de Santa Cruz do Sul.

A cerimônia iniciou com a exibição de um vídeo sobre os 145 anos de Santa Cruz do Sul e outro com o ex-presidente Ênio Wermuth e a esposa Odeti falando do orgulho de serem voluntários da festa por tantos anos e a honra de ter presidido o evento em 1999, 2012 e 2019. Ele também falou sobre o crescimento da Oktoberfest e do que espera para o futuro. Em seguida, as Sociedades de Damas e Atiradores, do interior do município, desfilaram com as suas bandeiras numa homenagem às tradições alemãs.

Logo depois, ao som da Banda Munich, a família símbolo da Oktoberfest – Fritz, Frida, Max e Milli – adentrou o salão com a sua tradicional simpatia. As soberanas da 38ª Oktoberfest, a Rainha Camila Eduarda Schaefer e suas princesas Marília Fischer e Daniela Schoeninger, entraram em seguida e foram muito aplaudidas pelo público.

O tema da edição deste ano, “Nossa História, Nosso Futuro”, foi reverenciado em vários momentos enaltecendo a transição do antigo para o novo. Em um deles, as soberanas de outras edições da Festa da Alegria desfilaram com seus filhos e filhas demonstrando o passado e o futuro do evento, pois um dia poderão ser voluntários ou ainda rainhas e princesas. Os Grupos de Dança Infantil, Juvenil e Adulto do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz fizeram parte das atrações artística, com uma bela apresentação.

Bastante emocionados, o presidente da 38ª Oktoberfest e Feirasul, João Waldermar Goerck, e o presidente da Assemp, Ricardo Fernando Bartz, discursaram enaltecendo o trabalho dos voluntários, o apoio da Administração Municipal e a confiança dos patrocinadores do evento. Também fizeram pronunciamentos os representantes da Assembleia Legislativa, deputada estadual Kelly Moraes, da Câmara dos Deputados, deputado federal Heitor Schuh, e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, secretária da Cultura do Estado em Exercício, Gabriella Meindrad Santos de Souza.

Para simbolizar a abertura oficial da 38ª Oktoberfest foi realizado o tradicional brinde. Do Pavilhão Central, os convidados foram para a inauguração do Centro de Eventos, que recebeu o nome de prefeito Armando Wink que, na sua administração, realizou a primeira edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Para marcar a abertura da festa foram distribuídas cucas para o público e um show de fogos abrilhantou o evento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?