Impossível passar despercebido pelos fundos do Parque da Oktoberfest, no Centro de Santa Cruz do Sul, o barulho e a grande movimentação em torno de dois pavilhões ao lado do Ginásio Poliesportivo Arnão. É ali, dentro das duas estruturas, que estão sendo montadas as alegorias que prometem encantar o público nos já tradicionais desfiles da maior festa germânica do Rio Grande do Sul. As paradas vão encher de cor, animação e cultura a Rua Marechal Floriano nos três domingos da 38ª Oktoberfest, dias 8, 15 e 22 de outubro.
Em 2023, o enredo irá ao encontro ao tema da festa: Nossa História, Nosso Futuro e se desenrolará a partir de nove verbos: habitar, cultivar, alegrar, prosperar, conviver, acreditar, divertir, saborear e degustar. E com eles, a expectativa é surpreender e encantar as mais de 50 mil pessoas esperadas para assistir cada uma das três paradas. Para isso, um grande trabalho está sendo feito nos bastidores, tanto na montagem dos nove carros alegóricos, que tiveram as estruturas totalmente reformadas em relação aos últimos anos, quanto no treinamento dos figurantes. Ao todo, cerca de 5 mil figurantes devem participar das apresentações.
Conforme o coordenador dos Desfiles, Wanderlei Machado, todos irão iniciar às 10h30, e percorrerão o trecho da Floriano entre a Rua Ramiro Barcellos e a Galvão Costa, encerrando no interior do Parque da Oktoberfest. “A gente quer entregar para o público muita alegria, descontração, irreverência, interação e um sentimento de pertencimento à festa. Isso tanto para quem for assistir na Floriano, quanto para as milhares de pessoas que acompanharão pela internet. O desfile hoje leva a Oktoberfest e Santa Cruz do Sul para o mundo todo”, frisa.
Os detalhes – Com mais de duas décadas e 200 alegorias no currículo, Sérgio Ávila será novamente o diretor Artístico dos desfiles. Junto com sete pessoas, ele trabalha incansavelmente nos barracões para que tudo fique pronto. “Sem dúvida estamos preparando algo encantador, lúdico. Serão muitas flores, esculturas e cores em uma grande mostra da cultura alemã”, pontua.
Sobre os verbos que simbolizam cada um dos nove carros, o artista explica. “Tudo começará pelo habitar, que irá remeter à construção da arquitetura germânica, à colonização, e será as boas-vindas da família Fritz ao desfile. Depois virá o cultivar, com os jardins, com a beleza das soberanas e o colorido das flores, destacando o capricho dos imigrantes com as suas casas. Na sequência virão os carros que representarão os verbos alegrar, prosperar, conviver, acreditar e divertir. Por fim, o saborear trará a tradicional cuca, com direito a cucas gigantes simbólicas e um forno, tudo feito com materiais recicláveis. Além disso, tem o Bierwargen, representado pelo degustar”, explica. Mantendo a tradição, haverá distribuição gratuita de chope e cuca, como degustação, para o público que acompanhar os desfiles.
Ainda de acordo com Sérgio, a comunidade vai observar uma série de simbolismos, tanto nos carros alegóricos, quanto nas alas. A animação contará com as tradicionais músicas das bandas germânicas, com sonorização em toda a extensão do trajeto. E como no ano passado, uma das alegorias, trará turistas desfilando em destaque.
Confira abaixo a relação dos carros:
Comissão de frente (Nove Chamadas) – Nove bailarinos trarão os verbos de cada carro que passará na Marechal Floriano
Carro Abre Alas – Família Fritz (Nossa História – Verbo Habitar) – Arquitetura germânica lembrando as origens e primeiras moradas dos imigrantes na colonização de Santa Cruz do Sul.
Carro Soberanas – Verbo Cultivar – Soberanas da 38ª Oktoberfest trazendo a mensagem da beleza das flores e o cultivar dos jardins das casas dos imigrantes.
Carro Música e Dança – Dançar nos faz feliz – Verbo Alegrar – Os tradicionais festejos musicais das quermesses e a dança que nos alegra originárias da Europa e trazida pelos imigrantes.
Carro Agricultura Familiar – Verbo Prosperar – O plantio nas terras férteis da colonização, sendo a fonte de sobrevivência. O desenvolvimento da agricultura que gera a manutenção da renda familiar.
Carro Os Colonizadores – Verbo Conviver – A fé que é a geradora de forças aos imigrantes.
Carro a Fé – Verbo Acreditar – As crenças e credos dos diversos os povos colonizados pela igualdade divina.
Carro o Trem – Verbo Divertir – Os principais pontos que marcam as visitas dos turistas na cidade numa viagem no trem do turismo.
Carro Cucas e suas origens – Verbo Saborear – Nos encontros de família, a deliciosa cuca está sempre presente e integra os bons momentos de confraternização. Haverá distribuição de cucas.
Carro do chope – Bierwagen – Verbo Degustar – Na alegria e embalado pelo ritmo alemão, chega o tão apreciado e tradicional Bierwagen, saudando seus apreciadores com distribuição de chope.