Nesta quinta-feira, 24, a 39ª Oktoberfest retoma a programação e realiza uma ação de inclusão e acessibilidade. Das 14 horas às 15h59, os portões das Festa da Alegria serão abertos gratuitamente para pessoas com deficiência e seus acompanhantes, além de oferecer entrada livre ao público neurodivergente, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cegas, com baixa visão e sensíveis a ruídos altos.
A tradicional festa, que celebra a cultura e os costumes dos imigrantes alemães, também se destaca pela inclusão. Assim como no Dia da Maturidade Ativa e no Dia das Crianças, o Dia da Inclusão reafirma que a Oktoberfest tem espaço para todos. O evento contará com uma série de iniciativas voltadas para garantir conforto e bem-estar ao público com necessidades especiais.
Conforme a coordenadora das ações educativas e de inclusão da 39ª Oktoberfest, Cristiane Schuck, o Parque recebeu diversas melhorias. “Foi a primeira vez que fizemos um mapeamento em todo o parque para melhorar a acessibilidade, com obras voltadas para isso. Desde o credenciamento, a entrega do cordão do girassol, símbolo nacional de identificação para pessoas com deficiências ocultas, apoio com tradutores de libras, disponibilidade de abafadores, placas de identificação de locais com ruídos altos pelo parque, cadeiras de rodas para quem possui limitações na locomoção, até banheiros familiares com suporte para as famílias”, detalhou Cristiane. Além disso, funcionários e colaboradores da Praça de Alimentação e Parque de Diversões receberam treinamento específico.
Entre as atrações inclusivas, o Parque da Oktoberfest estará equipado com mapas de acessibilidade, mesas adesivadas com espaço prioritário, fichas gratuitas para brinquedos, limitadas, além de três passeios gratuitos no Dindinho da Alegria. Para aqueles sensíveis a ruídos, não haverá música durante o período de duas horas, e abafadores estarão à disposição. Pessoas com deficiências ocultas terão à disposição o cordão girassol de identificação.
No espaço Fecomércio, uma oficina de culinária contará com a participação da Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul, proporcionando uma experiência enriquecedora e diferente para o público. A equipe Girassol e o Departamento da Inclusão de Santa Cruz do Sul estarão presentes no local para oferecer suporte e assistência ao público. Além disso, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul deve acompanhar as atividades.
“Com o Dia da Inclusão, a Oktober reforça o compromisso em ser um evento para todos, garantindo que cada visitante, independentemente de suas necessidades, possa vivenciar a festa de forma plena e acolhedora. Ao integrar a diversidade e a acessibilidade na programação, celebramos não apenas a cultura alemã, mas também a convivência e o respeito, demonstrando que tradição e inclusão podem caminhar lado a lado”, destacou a vice-presidente da festa, Daniela Laner.