Encontro de Sociedades mostrará tradição da vida em comunidade na 38ª Oktoberfest

O público que prestigiar a 38ª Oktoberfest neste sábado, 14, terá a oportunidade de vivenciar uma das celebrações mais antigas do povo germânico. A partir das 13h30, no Pórtico Central, bandeiras e roupas típicas darão o tom de um dos momentos mais simbólicos da Festa da Alegria: o Encontro de Sociedades.
Ao todo mais de 770 pessoas de 59 diferentes comunidades vão desfilar pelo Parque da Oktoberfest, para após participarem de um momento entre as sociedades no Pavilhão Central.  Conforme um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Pedro Thessing, a atividade oportunizará um resgate cultural na busca pela manutenção das tradições. “A Oktober é o momento de mostrar para os mais jovens a essência da cultura alemã e nada melhor do que trazer algo que é a raiz da cultura germânica e dar a merecida visibilidade”, frisou.
Dentre as sociedades confirmadas estão Sociedade Atiradores Centenário, de Ponte Rio Pardinho; Sociedade de Damas 7 de Maio, de Linha Pinheiro Machado; Lanceiros Guarani, de Linha Victorino Monteiro; Sociedade Cavalheiros Tupi, de Quarta Linha Nova Alta; Sociedade de Damas Sempre Verde, de Monte Alverne; entre outras.
A tradição – Na região, existem sociedades com mais de 100 anos de atuação. Os encontros ocorrem em comunidades do interior, aos sábados ou aos domingos, com as pessoas se reunindo para jogar bolão, loto e cartas, bem como para dançar. Os encontros buscam preservar a cultura dos antepassados, através dos jogos e da confraternização.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?